gisele_chanel_fashion_moda

Texto: Guilherme Bayara | Imagens: We ♥ it (We heart it), Arquivo pessoal (entende-se: Não lembro a fonte)

Vamos rasgar tecidos, pegar agulhas e desenrolar linhas!

Sim, vamos falar de MODA!

Um dos meus assuntos preferidos, mas do qual até hoje não falei no blog. Bom, existe uma primeira vez para tudo! Então vamos entrar no ateliê e nos vestir e divertir, apenas tome cuidado com as agulhas!

Bem vindos ao meu ateliê, peguem um drink e aproveitem a vista!

chanel-menswear-sartorialist-fantastic-man-2

Eu realmente amo tudo sobre moda, mas para este texto deixarei um pouco de lado as tendências, acessórios, cortes, desfiles e tudo mais. Vou me focar no que é moda, nela dentro das terras tupiniquins e na moda para nós, homens!

Antes de realmente começar, indico este texto (O que o seu estilo diz sobre você? )

A moda e a moda no Brasil.

Primeiro vamos deixar uma coisa bem clara: Moda não é aquilo que é última tendência e muito menos o que todos estão usando. É importante manter isso em mente, pois vejo que muitas pessoas se enganam.

Dito isso, podemos partir para o resto.

Moda hoje, além de possuir uma abrangência que jamais teve, tem uma variedade sem igual. Seja o vestido de alta costura Chanel que saiu na última coleção, a bermuda jeans que você tem da coleção passada da C&A ou até as havaianas que você comprou, tudo faz parte da moda. Falo isso por achar que aqui, nas terras tupiniquins, muitas pessoas não dão o correto valor à moda e em alguns casos existe certo preconceito. Afinal, quem nunca ouviu alguma frase do tipo: “Moda é futilidade”? Não acho que todas as pessoas devam ficar ligadas nas semanas de moda – entre outras coisas - como eu fico, mas que se tenha noção da importância que a moda tem.

A moda no Brasil tem ganhado força, apesar de ainda ser um mercado tímido em relação ao padrão internacional, o crescimento é cada vez mais acelerado.

O que eu vejo no Brasil é uma falta de liberdade com relação à moda. E não adianta, a ditadura da moda acabou! Precisa-se de senso de estilo e noção para montar looks bonitos e que não sigam o mesmo padrão. Li um texto da Erica Hans no Blog “Moda Para Homens” que ilustra bem esse meu sentimento, no texto ela aborda o assunto dos cabelos, mas a ideia acaba por ilustrar o comportamento da maioria dos brasileiros em relação à moda como um todo. (Liberdade nos cabelos ).

Não estou dizendo que devemos fazer loucuras, também não estou dizendo que não podemos, mas que devemos mudar e sair do padrão. A maioria de nós é bem contida com relação ao visual! O cabelo, como Erica citou em seu texto, é um dos quesitos em que andamos mais devagar.

Moda Masculina

Acredito que no Brasil exista um preconceito gigantesco com relação à moda masculina! Discorda? Então me acompanhe e veremos de você não muda de ideia.

O que você acha de homens que se maquiam?

Homens que usam bolsas?

Homens com decote V?

Homem na moda é gay?

Possivelmente você achou algumas das perguntas no mínimo estranha. E se não achou, eu lhe dou os parabéns! Mas agora me responda, a moda masculina é ou não um tabu no Brasil?

Agora vamos esclarecer cada uma das perguntas, e sempre que possível deixarei um link com mais informações sobre cada tópico.

“O que você acha de homens que se maquiam?”

Bom, acredito que esse seja um dos maiores tabus em relação à moda masculina. E esse tabu anda junto com o tabu da sexualidade. Então vamos esclarecer mais uma coisa: Sexualidade e estilo não estão ligados, DE FORMA ALGUMA! ok?

Mais para frente focarei nessa questão, voltemos à maquiagem agora.

A maquiagem masculina é diferente da feminina, obviamente. A maquiagem masculina é simples e de aparência natural, o objetivo não é mostrar que você está maquiado e sim corrigir certas imperfeições, além de valorizar o rosto.

Uma maquiagem bem feita pode te deixar muito mais bonito e atraente.

É claro que não é proibido um homem usar uma maquiagem mais pesada, com lápis, sombras. Mas este é um caso de preferência. A maquiagem masculina em si preza pela simplicidade e um efeito natural.

Confira o Blog maquiagem masculina e tire a suas dúvidas sobre o assunto.

mosaico_burberry_Louis_vuitton

“Homens que usam bolsas?”

Acho que esse tabu é causado pelo mesmo motivo que o da maquiagem, a confusão com o mundo feminino.

Bolsas masculinas são cada vez mais comuns fora do Brasil, e MUITO devagar estão ganhando adeptos brasileiros.

As bolsas masculinas são diferentes das femininas e são muito úteis.

E convenhamos, é muito mais prático e bonito que usar uma mochila nas costas. A mochila é capaz de destruir um ótimo look, e a bolsa é capaz de levantar um look meia boca. A bolsa pode ser a diferença entre um look apagado e um look marcante.

E se você ainda não conhece as bolsas masculinas de uma olhada no texto do Fabiano Karvax, também no Blog moda para homens. MansBag

“Homens com decote V?”

Bom, acho que de todos, este é menos problemático.

Decotes V ficam muito bem em homens. Acho que a imagem mostra que decotes, mesmo que bem grandes, dão um ar bem elegante.

decote_V_masculino

“Homem na moda é gay?”

O maior de todos os tabus com relação a moda masculina.

Novamente citarei parte de um texto da Erica Hans, e dessa vez serão dois parágrafos inteiros! Acho esse um dos melhores argumentos sobre o assunto.

Não existe roupa “de gay”. E vem cá, se você realmente está com medo de que as pessoas achem isso, será que você está preocupado demais se não tem motivo? E digo mais: se falarem que você está com roupa “de gay” (como eu odeio essa expressão!) sinta-se elogiado. Os homossexuais são geralmente os mais bem vestidosever.  E o sonho de toda mulher é ter um namorado que fosse tudo que um gay costuma ser, exceto por preferir homens.

Portanto use e abuse de decotes, calça skinny, roupa clara, barra dobrada, terno slim, texturas, estampas, sapatos diferentes, acessórios e cabelos ousados. Você não vai ser nem um pouco mais macho se sair com a calça caindo no meio da bunda e um tênis imundo.

Trecho extraído do texto: Você não é o que você veste

Acho que depois dessa eu não preciso dizer mais sobre o assunto. Erica realmente tirou as palavras de minha boca. E destaque para a última frase: “Você não vai ser nem um pouco mais macho se sair com a calça caindo no meio da bunda e um tênis imundo.”

E que fique claro que a sua sexualidade não está diretamente ligada ao seu estilo!

Confira o esclarecimento desses e de outros tabus no texto: Mentiras da moda masculina

Indico esses três blogs sobre Moda Masculina:

Moda para homens

Maquiagem masculina

Homem moderno

Claro que existem outros, mas são estes três que mais me agradam.

É isso. Primeira vez que falo de moda, tive que me segurar para não falar durante séculos. O assunto com certeza voltará ao blog.

Use a moda ao seu favor, sem preconceitos!

Aproveite o seu look e deguste esse maravilhoso  Fashion Drink!